Sapatos femininos: 5 erros que você não pode cometer na hora de comprá-los

A cada temporada, infinitas novidades de sapatos femininos são lançadas. Sejam os modelos de rasteiras, sandálias, salto alto ou os clássicos scarpins — a variedade é enorme e não há mulher que resista a adquirir um novo par.

No entanto, é comum que na hora da compra muitas se esqueçam de considerar algumas questões importantes, como priorizar o conforto ou optar por uma cor que combine com as demais peças do guarda-roupa. Então, que tal começar já a seguir alguns passos para fazer a melhor escolha de calçado feminino?

Pensando nisso, separamos os principais erros que você não deve cometer na hora de buscar o calçado ideal. Vem conferir:

1. Escolher sapatos da mesma cor que suas roupas

Não há problema algum em escolher um sapato da mesma tonalidade que algumas blusas ou calças. O equívoco, cometido frequentemente por muitas mulheres, é priorizar calçados da mesma cor que a maioria das suas roupas.

Esqueça os looks monocromáticos! Esse costume já ficou para trás e, agora, a tendência é apostar nos tons complementares. O que isso significa? Em vez de carregar o visual com todos os itens em vermelho, por exemplo, você pode incluir uma blusa neutra ou em uma cor que siga a mesma cartela de cores.

Você já ouviu falar na monocromia de cores? Essa técnica consiste em escolher uma cor principal e combiná-la com tons neutros. Quer modernizar mais? Inclua peças suaves, como o branco ou o preto, e reserve uma cor mais intensa para destacar os sapatos. O efeito de contraste será surpreendente!

2. Esquecer de combinar com as bolsas

Além das roupas, as bolsas têm um papel fundamental na combinação com os sapatos femininos. Atualmente, os looks modernos trazem composições interessantes e reforçam a ideia de que a tonalidade entre esses dois itens não precisa, necessariamente, ser a mesma.

No entanto, antes de realizar a compra, procure por modelos que harmonizem com os seus acessórios. Está pensando em usar uma bolsa estampada para aquele evento super especial? Então, invista no equilíbrio e prefira um sapato discreto e sem muitos detalhes.

O mesmo vale para situações opostas. Essa é uma ótima forma de você deixar a sua combinação despojada e charmosa.

3. Não pensar no conforto

Quem nunca se apaixonou pelo design do sapato e acabou deixando o conforto de lado? Em resumo, um calçado confortável é aquele que pode ser utilizado ao longo do dia, sem causar bolhas, apertos, calos ou outros incômodos.

Por isso, é preciso que o material seja leve e maleável. As melhores opções são as em couro e que possuem o solado emborrachado, evitando escorregões.

Está pensando em fazer uma compra pela internet? Primeiramente, verifique bem as suas medidas e, se possível, meça com uma régua o comprimento dos dois pés.

4. Desconsiderar a ocasião para usar o sapato

Para escolher o modelo perfeito, tenha em mente onde você pretende usá-lo. Afinal, a superfície dos ambientes podem influenciar diretamente no seu conforto.

Espaços ao ar livre, com areia, gramados, e sem estrutura, pedem um pouco mais de cuidado na escolha, já que podem prejudicar seus movimentos. Nestas ocasiões, fuja dos modelos de salto agulha e priorize sapatilhas, rasteiras ou sandálias baixinhas.

Você está planejando oferecer uma festa para os seus amigos e familiares? Certifique-se de que o calçado feminino escolhido é ideal para você receber os convidados e aproveitar cada segundo da confraternização.

5. Não prestar atenção no material

Você sabia que escolher o material adequado faz toda a diferença no aproveitamento da sua peça? É importante buscar por modelos com os tecidos e texturas adequados para a temperatura do ambiente.

Para os dias mais quentes, prefira as opções naturais, de fibras ou pele. Esses produtos são ótimos para controlar a transpiração dos pés e manter a boa circulação do ar. Gostou de um produto de material sintético? Sem problemas! Basta escolher um modelo aberto e mais arejado.

Agora ficou muito mais fácil acertar na escolha dos sapatos femininos, não é mesmo? Que tal assinar a nossa newsletter e receber mais dicas como essa?